Cosmopolitan

Muito provavelmente você já deve ter saboreado um cosmopolitan ou até mesmo desejado ele no seu evento.
Hoje vamos conhecer a história de mais um clássico coquetel que une o sabor doce amargo e que é tão popular em bares, casamentos, festa de 15anos, confraternizações, ou pode ser facilmente feito em casa.

Como quase todos os coquetéis clássicos a história pode ser um pouco falha, pois bem, existem duas versões aceitas sobre como surgiu o coquetel cosmopolitan. Alguns relatos dizem que o coquetel surgiu nos anos 1930 pois é descrito em um livro da época, "na obra Pioneers of Mixing at Elite Bars 1903-1933, que foi publicada em 1934".  Mas há duas histórias mais aceitas ambas surgiram nos anos 80. A primeira história conta que o coquetel foi criado por uma bartender chamada Cheryl Cook no Strand Restaurant, na parte mais ao sul da Flórida, nos anos 80. Cheryl contou na época que o Martini estava em alta e muitas mulheres pediam o drink pois queriam apenas beber o drink em um copo clássico, “Muitas das mulheres que pediam o Martini não pareciam gostar do drink”. Dizia Cheryl.

E ao observar que isso, a mesma teve a ideia de criar um coquetel que pudesse ser apreciado em uma taça de Martini, a ideia foi criar um coquetel que fosse realmente impactante servido naquela taça. E assim surgiu uma das versões do cosmopolitan. Cheryl contou também que na época com a chegada da Absolut Citron e o desafio de criar um novo coquetel surgiram praticamente ao mesmo tempo. A versão criada por Cheryl é composta por: Absolut Citron, Triple Sec, Rose´s Lime Juice e suco de cranberry suficiente para deixá-lo rosa e bonito.

Mas como entra a segunda história da criação do cosmopolitan? Bem entre os anos 1987 e 1988, Toby Cecchini um bartender trabalhava no bar Odeon em Manhattan, quando uma colega sua trouxe-lhe a receita criada por Cheryl, na época a fama vinha aos poucos cruzando o país. Mas a receita chegou um pouco diferente do que foi criada, então ao invés de usar Absolut Citron, Toby apenas usou vodka,, suco de limão, suco de cranberry e triple sec. E graças a seus criadores hoje temos um coquetel saboroso e muito requisitado.

Nos anos 90 sua popularização foi ainda maior após o coquetel ser protagonista em eventos e até mesmo series de televisão, para alguns amantes de sex and citty logo lembraram que Carrie Bradshaw e suas amigas pediam o coquetel.

O momento particular da história da coquetelaria em que o Cosmopolitan foi criado diz muito sobre sua apresentação e sobre o copo utilizado para servi-lo. Os anos 80 ficaram marcados pelo uso de copos e bebidas extravagantes. Os bares da época, ao invés de investirem em drinks equilibrados e finos, em sua maioria, abusavam dos xaropes e sucos industrializados. Daí a cor avermelhada de muitos Cosmopolitans.

Isso pode fazer que pode fazer com que você reflita: “a taça cocktail é um copo extravagante?” Sim, muito embora seja clássico.

Fato é que a taça não é fácil de manusear e beber, já que com qualquer movimento pode fazer com que você derrube o cocktail. Agora junte a taça e o drink colorido com guarnição. Voilá! Anos 80.

A função do garnish vai além da decoração de um cocktail. Seus óleos essenciais ou sabor acrescentam aroma à bebida, e no caso do Cosmopolitan não é diferente.

Flambar os óleos do zest ou twist de laranja também é uma possibilidade. Quem utilizou pela primeira vez a técnica de flambar a casca no Cosmo foi Dale DeGroff no Rainbow Room, e muitos o pediam só pra ver a casca fazendo a mini explosão. Obviamente a prática não é só estética, mas tem a função de caramelizar os açúcares que se desprendem da casca junto com os óleos essenciais.

É tão fascinante conhecer a história de um dos muitos coquetei que preparamos e compreender o objetivo de sua criação.
Deixe-nos fazer parte desse momento mágico, onde amor e felicidade se encontram em cada gole.
Entre em contato conosco e descubra como podemos tornar seu evento ainda mais especial com o Comopolitan e nosso cárdapio de drinks.

Nós da Jumper Bartenders queremos estar com você no seu momento especial!
 

OUTRAS NOTÍCIAS